Banho relaxante: Dicas de ervas!
Um bom banho relaxante pode proporcionar uma noite de sono tranquila ou ainda repor as forças para um dia atarefado. Seja na banheira ou no chuveiro, é possível transformar esse hábito diário em um ritual capaz de mandar o cansaço embora...
Crie o ambiente: desligue as luzes e use velas. Uma musiquinha suave de fundo também é uma boa, e o efeito será ainda melhor.
Uma ducha de prazer: use ervas aromáticas. Para quem não tem banheira, a dica é fazer uma trouxinha. Pegue um pano permeável, como algodão grosso, e coloque as ervas lá dentro. Pendura a sacolinha na ducha do chuveiro para que a água passe por elas antes de cair sobre o seu corpo.
Abaixe a temperatura: prefira banhos mornos, que ativam a circulação e descontraem os músculos.
Massageie o corpo: esponjas e buchas naturais também ativam a circulação, dando mais disposição. Faça a massagem com movimentos circulares e suaves, sempre de baixo para cima. Sabonetes artesanais também ajudam. Eles têm glicerina, essências e oleos naturais, que proporcionam uma agradável sensação de bem-estar.
- Relaxe a mente: na banheira, adicione gotas de óleos essenciais e faça imersão por dez minutos. Na falta dela, use um difusor e inale o vapor. É extremamente relaxante.
Ervas: Para um bom relaxamento é preciso usar as ervas adequadas:
- Alecrim: alivia o cansaço
- Erva-doce: traz boas energias
- Eucalipto e menta: aliviam o cansaço físico e mental
- Guiné: dá proteção e força
- Lavanda e camomila: diminuem as tensões físicas e mentais
- Melissa e erva-cidreira: garantem um sono tranquilo
- Orégano: indicado para aliviar dores musculares e reumáticas
- Capim limão: diminui a ansiedade
O famoso banho de sal grosso:
Amorne uma vasilha de água, ponha 3 punhados de sal grosso e deixe do lado do chuveiro. No fim do banho habitual, derrame a mistura do pescoço para baixo. (Sempre bom tomar um banho desses né meninas?)
Beijos, Fernanda Amaral (@fehamarall)